No decorrer
desta formação os(as) formandos(as) vão aprender a:
Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados
muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresentar-se e
apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos
pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as
coisas que tem. Comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e
distintamente e se mostrar cooperante.
- Coordenador-Formação: Ana Isabel Branquinho
Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc. Será capaz de compreender os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro.
- Coordenador-Formação: Ana Isabel Branquinho
- Professor: Carina Lapas
Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
Capaz de seguir, de um modo geral, os pontos mais importantes de uma discussão sobre assuntos conhecidos, desde que o discurso seja claramente articulado em língua padrão; capaz de dar ou pedir pontos de vista numa discussão informal com amigos; é capaz de apresentar uma ideia principal e explicá-la; consegue fazer prosseguir uma conversa; capaz de usar um leque variado de linguagem simples, de forma flexível, embora com pausas evidentes para o planeamento lexical e gramatical e para fazer correções.
Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc. Será capaz de compreender os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro.